sábado, 12 de maio de 2012

Roteiro Paris - primeiro dia

                                      




Fiz este roteiro para minha irmã, que queria comemorar 10 anos de casada, ficou bem prático e deu para aproveitar bastante, tem dicas de passeios, circuitos próximos e restaurantes TDB!!!

Ao chegar ao aeroporto Charles De Gaule: 
A- comprar o Paris Museum Pass no ponto de informações turisticas para 04 dias e começar a usar no 2º dia  
2 dias: 39 euros
4 dias: 54 euros
O passe valera por 04 dias a partir da data que vc colocar atras
Pode ser usado para subir no Arco do Triunfo, no Louvre, Museu das Armas, Museu Rodin, Saint Chapelle, Notre Dame- para subir, Museu Dorsay, Versailles, etc 
B- Opção de pegar  o RER para o hotel
Em Charles-de-Gaulle, no Terminal 2, o RER B vai até bem perto do desembarque (vôos da Air France e TAM chegam neste Terminal). No Terminal 1, é preciso pegar uma "navette" (ônibus gratuito que circula na área do aeroporto), que leva até o RER B (vôos da Varig chegam no Terminal 1).
 não se esqueçam de validar o ticket de transporte. Quer dizer de passar por uma catraca como as do metrô ou de utilizar as máquinas da foto acima
Nos trajetos do RER entre Paris e Charles de Gaulle ou entre Paris e Versailles, por exemplo, a passagem é como um ticket de metrô. Neste caso a validação se faz na máquina ou nas catracas

Dica de hotel:
Hotel Melia Colbert
7 Rue Hotel Colbert , 75005, Paris


PASSEIO Primeiro dia:

Pode usar o Paris Museum Pass para entrar na Saint Chapelle e subir na Notre Dame  

 Ile de la Cité, Ile Saint Louis, Quartier Latin, Saint Germain de Près
 Os passeios nesses bairros voce faz todos a pé, tudo um do lado do outro. O hotel é vizinho  da Notre Dame, da ilha Saint Louis, situado entre o chic 6ème e o conhecido Quartier Latin. Você pode conhecer o Jardin Luxembourg, o Jardin des Plantes, a Sorbonne, Saint Germain, a pé. Minha dica é fazer os locais proximos ao hotel nos primeiros dias.




- Primeiro Dia:
Sugestão de ALMOÇO:

- La Tour d’Argent
La Tour D’Argent 15 quai de la Tournelle 75005 Paris tel. 01 43 54 23 31




  
Sem dúvida um dos mais lendários restaurantes de Paris, com sua vista excepcional sobre o rio Sena. Cozinha francesa tradicional.
-
. Seus proprietários afirmam que ele foi fundado 1582 e frequentado por Henrique IV, excelente vista do rio Sena e Notre Dame e seu ambiente é sofisticado e genuinamente parisiense. Apesar de tão luxuoso, não é pedante e não me fez sentir constrangida por ser turista e por estar vestida informalmente. Ao contrário, seus garçons são muito gentis, falam inglês sem resistência e explicam a composição de prato, esclarecendo os itens que estão ou não inclusos no pacote, para evitar surpresas desagradáveis
 
PS: no jantar sai 250 euros por pessoa. Apenas no almoço foi desenvolvido o “menu dejeuner” com um preço fixo a 60 - 70 euros – sem incluir as bebidas. São 3 opções de entrada, 3 opções de pratos principais e mais 3 opções de sobremesa. Mas entre os pratos são oferecidos os “amuse-bouche” deliciosos,. sem falar nos pãezinhos e na manteiga feitos lá mesmo.

1- ILE SAINT LOUIS e ILE DE LA CITÉ: CATEDRAL NOTRE DAME, SAINTE CHAPELLE, PALÁCIO DA JUSTIÇA, PREFEITURA





Ponto de Partida: Ile de la Cité:

Pela manhã , quando as filas são menores,  entre no Palais de Justice e confira a Sainte Chapelle, uma das mais lindas capelas de Paris, hoje transformada em museu.


 

Palais de Justice/ Sainte Chapelle: . A capela do Palácio da Justiça – antigamente Palácio Real na época de Saint Louis - chamada “Sainte Chapelle” é imperdível por sua beleza arquitetural e o esplendor dos vitrais. (a visita é paga). Contornar o quarteirão para conhecer a praça Dauphine, a seguir até a ponta da ilha. Atravessar a mais famosa ponte de Paris, Pont Neuf

Conciergerie: A beira do rio Sena, se erguem as quatro torres do antigo Palácio Real do século XIV, que serviu muito tempo de prisão, inclusive durante a Revolução Francesa. A visita das salas de estilo gótico e a reconstituição da prisão de Maria Antonieta são muito interessantes.

Pertinho dali, visite catedral de Notre Dame e aprecie a sua beleza.   Não deixe de conhece-la por dentro e de admirar os vitrais (aos domingos à tarde, às 17h00, há concertos de órgão com entrada livre). Atras da catedral existe uma praça agradável onde você pode rever o mapa de ruas que irá seguir.Cathédrale Notre-Dame:




Atravessando esta praça,  você vera a ile de Saint Louis, descubra suas ruelas  e se  o tempo tiver bom prove o sorvete Berthillon, o mais famoso de Paris!


 
 Île St Louis

A Île St Louis é uma ilha do Rio Sena localizada no coração de Paris logo atrás da Catedral de Notre-Dame de Paris. A ilha é bem pequena mas é cheia de coisas para ver, se divertir, sentir, comer...
Em primeiro lugar a ilha é famosa pelo Sorvete BERTHILLON



17) Diz a lenda que os casais de apaixonados devem passar em baixo da Ponte Marie, uma das mais charmosas sobre o rio Sena, fazer um pedido, e dar um beijo na amada. Realizando tal procedimento, eles verão seu pedido realizado… mas nunca poderão desvendá-lo. A ponte Marie liga a ilha de-Saint-Louis as margens do Hôtel de Ville (prefeitura). Primeiramente construída de madeira, ela foi levada pelas águas do rio Sena em 1658. A contrução em pedra foi encomendada por Colbert em 1677.
.
 
 - No mesmo dia :
2- Quartier Latin


Bairro  considerado como a alma e o coração intelectual de Paris, com livrarias, universidades, escolas, igrejas, clubes, ruínas romanas, editoras e boutiques caras.
 A partir da praça Saint Michel, passear nas animadas ruas de pedestres do Quartier Latin
Não deixe de conferir a Fonte Saint Michel, supostamente um das fonte mais charmosa do mundo.

Tome um chá de menta na Mesquita de Paris


Caminhe pelo Boulevard Saint Michel até avistar à sua esquerda o museu Cluny (museu medieval, onde vemos as ruínas romanas), a Sorbonne (faculdade famosa francesa de 1523) e o Pantheon (monumento foi construído por Louis XV para homenagear as grandes figuras da história francesa – os corpos de Rousseau, Voltaire e Victor Hugo, para citar apenas alguns, repousam ali).
No caminho, pare em um dos pequenos cafés e boutiques que encontrar (no proprio Boulevard Saint Michel ha um Monoprix) e compre  pão, queijo, e uma garrafa de vinho, ou melhor ainda, champanhe, para celebrar a vida! e faça um pique nic no parque de Luxembourg que esta não muito longe dali.
Place Contrescarpe: local de concentração de cafés e brasseries, ambiente jovem e, na primavera e verão, com shows ao ar livre. Vale uma conferida e uma pausa para uma cerveja na pressão.
Café Nouvelle Marie: fim de tarde neste café,  acompanhado por vinho na taça e sanduíche de pão Poilâne.
- padaria Moderne, provavelmente o melhor pão da região
local.
- padaria Kaiser, sempre com filas para comprar suas inúmeras variedades de pães e sanduíches.

Entre nos Jardins de Luxemburgo 
 maravilhoso, principalmente na primavera! sentar ao ar livre, passear,comer as delicias que acabou de comprar ou apenas sentar em uma das cadeiras disponiveis no local para se relaxar e criar forças para recomeçar o passeio. O palacio que você encontrara no jardim é o senado francês.



----Ao entardecer, para ver as luzes se acendendo,  faça o passeio de barco pelo Sena.

 JANTAR/ Restaurantes

A- Na Ile Saint Louis:

1- Evitar o restaurante Nos Ancetres Les Gaulois - cilada- ruim e caro

- Recomendados:
1- Les Fous de l’Île
– 33 rue des Deux Ponts 75004 Paris. Metrô Pont Marie.
Ele possui uma grande qualidade para nós, brasileiros. Servir refeições das 12.00h às 23.00h. O Les Fous de l’Île serve também café da manhã (8 euros) e brunch aos domingos (23 euros).Ele não é caro. No almoço, uma fórmula com entrada + prato principal por 17 euros ou somente o prato principal por 15 euros.

2- Mon Viel Ami
69 r. St-Louis-em-I’lle M: Pont Marie
No coração da I’lle St louis este bistrozinho não tem como não agradar! Cozinha da região da Alsacia. Preços pequenos e comida admirável!

 B- Em Saint Germain:
 
-1- Le Comptoir du relais
No terreo do Hotel Relais Saint Germain
Para jantar so com reserva meses antes e super caro, mas para almoço, principalmente mais tarde, bons preços e nao precisa reserva. MUITO bem recomendado em varios sites
Hotel Relais, 9 Carrefour de l´Odéon , tel 01 46 33 45 30, no coração de Saint-Germain-des- Près (metrô Odéon). Costuma oferecer ótimos vinhos em copos

2- Le Petit Saint Benoît
No centro de Saint Germain de Près, entre o boulevard Saint Germain e a rue Jacob, se encontra este bistrô típico,Os preços são surpreendentes: entre 3 e 4 euros a entrada e 11 e 12 euros o prato principal.Um restaurante citado por quase todos os bons guias.
Le Petit Saint Benoît – 4 rue Saint Benoît – 75006 Paris – Metro Saint Germain. Aberto de segunda a sábado das 12.00h às 14.30h e das 19.00h às 22.30h. 



3- Gaya Rive Gauche ( par Pierre Gagnaire ) – 44 r. Bac – 7e M: Rue du Bac ( 1* ) : 01 45 44 73 73: Como o propri Pierre Gagnaire3 disse, este é um lugar onde você pode experimentar sua comida por um preço bem mais acessível do que o restaurante que leva seu nome! Cardápio focado principalmente em pescados! Realmente muito bom!


Um comentário:

  1. não esquecer da super personal shopper Helen Faugas http://www.facebook.com/#!/pages/Personal-ShopperPARIS/263974533701511

    ResponderExcluir