sexta-feira, 11 de junho de 2010

Parque Nacional Los Glaciares

         
 Navegação por todos os Glaciares


O transfer passa em todos os hotéis e leva ao Porto Punta Bandera, de onde saem os barcos para o tour pelo Braço Norte do Lago Argentino.



Neste dia o sol demorou a pintar, e o frio não estava de brincadeira. Ainda bem que tínhamos alugado as jaquetas impermeáveis na cidade, que esuentam bem. 
Tinha muita gente lá, fiquei imaginando como deve ser na alta temporada... Vários barcos com capacidade para 200 pessoas saíam cheios do porto. Nas áreas internas do barco era bem aquecido, onde ficavam as poltronas, telão e lanchonete.

O passeio completo dura umas oito horas, com várias paradas para contemplação dos glaciares. Dentro do barco um funcionário vai informando sobre o que vemos no caminho e nas paradas, além do telão mostrar a rota e detalhes.

Quando os primeiros glaciares aparecem é uma festa no barco...


 
                              O Glaciar Upsala, com 7 km de largura, 60 metros de altura e 60 km de comprimento:



Glaciar Spegazzini, com aproximadamente 135 metros, é o mais alto do parque:



Uma pena que uma parte do passeio, em que há o desembarque na Bahia Onelli para uma caminhada no bosque para ver os glaciares Onelli, Bolado e Agassiz e a lagoa Onelli, não pôde ser feita, por obstrução no acesso. Com isso o itinerário foi alterado e conhecemos o famoso Perito Moreno.

O glaciar Perito Moreno é assim chamado em homenagem ao explorador Francisco “El perito” Moreno, que realizou vários estudos na Patagônia. O gigante tem uma superfície de 257 quilômetros quadrados e 14 km de comprimento foi a última atração do roteiro da navegação Todo Glaciares.
Quando os blocos de gelo se desprendem do paredão um barulho de trovão deixa todo mundo extasiado... e procurando de onde pode desprender o próximo com câmera em punho
Quando outro catamarã se aproxima do Perito Moreno é que temos real noção do tamanho...



O passeio termina por volta das 16:30h, horário em que voltamos ao porto onde o transfer já estava à nossa espera. Cansados, felizes!!!!
Lembrei de um trecho do Mário Quintana, de Canção do Dia de Sempre:

"Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança(...)"

Um comentário:

  1. Michele,

    As fotos ficaram realmente lindas! El Calafate parece maravilhoso! O César e eu ficamos loucos para conhecer...Quem sabe em breve...rsrs.
    Parabéns pelo blog!
    Adriane.

    ResponderExcluir