quinta-feira, 10 de junho de 2010

EL CALAFATE

El Calafate é uma cidade super romantica, linda, altamente recomendada para uma lua de mel.
Em maio a temperatura variou entre -3 a 10°C, o tempo estava ótimo, sol todos os dias, pouco vento. Pena que nessa época os dias são mais curtos, anoitecia às 18- 19h. Em compensação, a cidade estava tranquila mas não vazia, todos os estabelecimentos e passeios funcionando- com exceção do trekking Big Ice  e do hotel Los Notros, que fica dentro do Parque e estava fechado.

Nosso restaurante preferido - em noites regadas a muito vinho foi o ótimo Casimiro Biguá. Há 3 casas na cidade, e adoramos as três Lá comemos o melhor cordeiro patagônico de lá- melhor que o do mais famoso La Tablita.
Hotel ótimo: Edenia Punta Soberana

 Ah, bom lembrar que o limite de bagagem para võos regionais é de 15 Kg.


Sobre El Calafate
Fontes: - turismo.terra.com.br; Estadão


Localizada a 315 quilômetros de Rio Gallegos, capital da província de Santa Cruz, a cidadezinha de El Calafate tem pouco mais de 20 mil habitantes e vive basicamente do turismo.
As temperaturas variam entre 10ºC e 28ºC no verão e -10º e 5ºC no inverno.
A cidade é pequena, linda e aconchegante, ao fundo há a vista de lagos e montanhas com picos nevados, muito romântico...




Há uma rua principal onde encontram-se as lojas, os restaurantes e as agências que oferecem e agendam todas as opções de passeios. Seu nome vem do arbusto calafate, típico do sul patagônico, cujo fruto é muito usado para produzir doces como bombons, geléias e sorvetes.

As ruas estavam lindas, floridas, mesmo nas casas mais simples havia flores maravilhosas...
os hotéis também eram muito lindos, estilo hotéis de serra.



 
Os Glaciares



As principais atrações de El Calafate giram em torno do Parque Nacional Los Glaciares, na fronteira entre Argentina e Chile. Reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial desde 1981, a região reúne 247 glaciares, entre eles o Upsala, Onelli, Viedma, Spegazzini, Agassiz, a maior parte formada e alimentada pelo Campo de Gelo Continental Patagônico, uma enorme massa de gelo, com milhares de quilômetros quadrados.  


 

O maior e mais famoso de todos os glaciares é o Perito Moreno, a 78 quilômetros do centro de El Calafate. A ESPETACULAR geleira apresenta aos turistas um raro fenômeno: é a única massa de gelo continental que avança continuamente, cerca de dois metros por dia, e provoca o desprendimento de gigantescos blocos de gelo em sua face de cinco quilômetros.
O Perito Moreno tem 60 m de altura acima do nível do lago, é o terceiro maior campo de gelo do planeta (extensão total: 16.500 km2) e é uma visão INESQUECÍVEL!!!!! Se torna ainda mais impressionante graças à trilha sonora provocada pelo sutil movimento. O gelo se parte e lança seus fragmentos sobre a calma superfície do lago, e cada uma dessas rupturas é anunciada como se fosse um trovão.




- OPÇÕES DE PASSEIOS:

- a agência Hielo & Aventura detém o monopólio dos passeios na parte sul do Perito Moreno
- a Fernandez Campbell detém o monopólio da navegação para os glaciares, na parte norte;
 Então, todas as agências oferecem as mesmas coisas pelo mesmo preço, o que varia são os horários e as formas de pagamento.

- Passeios mais legais:

- minitrekking na geleira -  PARA MIM O MELHOR DE TODOS!!!!!
- passeio de barco por todos os glaciares
- travessias 4x4 /off road
- cavalgadas
- Bosque Petrificado La Leona
- pesca
- entre muitos outros

MINITREKKING: SHOW DE BOLA



Chegando no Parque Nacional, após pagar a entrada, pegamos um barco por 20 min cruzando o Brazo Rico até o refúgio onde tem início o trekking.




3 comentários:

  1. Viagem inesquecível, com paisagens deslumbrantes, comidas deliciosas, vinhos saborosos, passeios empolgantes e o mais importante, ao lado da pessoa amada, com a qual todos os momentos são infinitos, todas os dias cinzentos se tornam claros e belos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei emocionada com este comentário, poesia, declaração !!!
    Te amo muitão!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele,
    estou programando uma viagem pra El Calafate, e por isso vim parar em seu blog. Seu post ajudou bastante. Obrigada pelas dicas!
    Beijinho

    ResponderExcluir