terça-feira, 16 de março de 2010

COMER, BEBER, AMAR NA PROVENCE


A culinária provençal é um capítulo à parte na cozinha francesa. No lugar da manteiga, entram os azeites de pequenos produtores locais. O sabor único das receitas vem principalmente da mistura de alguma carne (sobretudo peixe) e legumes com muitas ervas aromáticas. O alho também tem espaço entre os principais ingredientes.
Avignon, Les Baux de Provence, Aix-en-Provence, Saint-Tropez e Marselha são alguns dos locais onde você pode experimentar delícias típicas em restaurantes estrelados.
-daube: cozido de carne marinada no vinho
-bouillabaisse: caldeirada de peixes típica de Marselha
-soupe au pistou: sopa fria à base de azeite, alho e manjericão
- um bom vinho: O mais famoso por lá é o rosé, perfeito para harmonizar com os ingredientes regionais. Nas cidades de Bandol e Cassis, você pode visitar vinícolas e fazer degustações nas adegas.
- pastis: um aperitivo à base de anis.

- calissons: docinhos com amêndoas e frutas cristalizadas, são um tesouro criado no século 15 em Aix-en-Provence. Deliciosos.
( Fonte: Revista Elle)



Dicas - Site Gira Mundo
  • Melhor lanchar durante o dia e reservar a noite para restaurantes especiais. O circuito dos melhores restaurantes fica em pequenas aldeias fora do circuito diurno de passeios.
  • Os restaurantes legais não são visíveis, ficam bem escondidos em vilarejos que talvez você não parasse de dia de tão pequenos.
  • Reservas são essenciais. Não há bem uma regra dos dias de funcionamento.
  • O dia perfeito na Provence: não se cansar demais durante o dia para aproveitar o roteiro gastronômico à noite no Luberon. Um cochilo antes do jantar é altamente recomendável!


  •  Um bom jantar aqui vai completar aquela sensação de viagem inesquecível. Cada jantar dura pelo menos umas duas horas. O atendimento nesses lugares costuma ser tão personalizado que as reservas são todas feitas mais ou menos para o mesmo horário e as mesas não giram. Cada mesa atende apenas um cliente por noite.
  • Em todos os bons lugares, o chef vai mandar uma pequena entradinha junto com o couvert. Normalmente, é algo que o chef está preparando ou experimentando e quer dividir com os clientes. Depois, seguirão a entrada, o prato principal (nunca há massas), os queijos, a sobremesa e o café com mais alguns doces. 

                 Algumas opções:

  • Dica blog Conexão Paris:
     -  Le Pain Quotidien ( 5 Place Richelme). Sempre que encontrarem restaurantes desta cadeia, podem confiar. As refeições são leves, gostosas e baratas
( Fonte: Conexão Paris )




            Recomendados- site Gira Mundo:

  •   Le Vieux Bistrot: é o menorzinho da lista e o preferido do Gira Mundo. ( Também recomendado pelo blog Conexão Paris, tanto o restaurante quanto o pequeno hotel , e pelo site Vestidadenoiva.com). São pouquíssimas mesas, ambiente bem descontraído e o menu tem poucas opções. Mas isso é ótimo, sinal de que tudo será feito com primor. Ótima carta de vinhos, o sommelier – e proprietário – é uma figura!  O restaurante fica numa pequena aldeia chamada Cabrières d´Avignon, ao lado da igrejinha principal. Delicioso lugar, o Vieux Bistrot ganhou uma menção no Guia Michelin pela ótima relação custo x benefício.






  •    Le Clos de Gustave: este fica bem na vila de Gordes. É maior e disputado, pois o custo não é muito alto. Casual. O destaque é o atendimento muito simpático. Nossos pratos demoraram bastante, pois todo mundo chega mais ou menos no mesmo horário.  Mesmo assim, achamos delicioso.

  •   Le Mas Tourteron: o lugar é lindíssimo. É o restaurante mais famoso deste canto do Luberon. Tem uma chef famosa (Elisabeth Bourgeois) e o atendimento mais requintado entre os quatro mencionados aqui. O marido da Elisabeth coordena o atendimento dando um toque mais informal ao ambiente sofisticado. O menu está disponível na internet e as reservas na temporada são disputadas.

  •   La Bastide de Moustiers - Hotel e restaurante de Alain Ducasse, em Moustiers-Ste Marie.  "Que jantar… Aquilo foi uma experiência gastronômica".



- 4 Paraísos para Gourmets - ( por Arnaldo Lorençato) :
  • Le Cilantro (Arles) Pequeno e moderninho, o bistrô, com uma estrela no Michelin, tem atrações como o marcante pombo em crosta de chocolate misturada à semente amazônica cumaru. 31, rue Porte de Laure, tel. (33 4) 90 18 25 05.

  • L’Essentiel (Avignon) O casal Dominique e Laurent Chouviat cuida de tudo: enquanto ela recebe a clientela, ele toma conta do fogão. Não faltam encantos ao confit de foie gras de pato sobre geleia de azeitona preta. 2, rue Petite Fusterie, tel. (33 4) 90 85 87 12.  


  • Une Table, au Sud -(Marselha) O chef Lionel Levy, com uma estrela no Michelin, faz uma arrojada reinterpretação da bouillabaisse: monta um “milk-shake” salgado em três camadas: purê de batata ao alho, creme de mascarpone e, por cima, uma emulsão com sabor de peixe e frutos do mar. 2, Quai du Port, tel. (33 4) 91 90 63 53.
  • Alexandre (Nîmes Garons) O charmoso restaurante (duas estrelas no Michelin) é dirigido pelo chef Michel Kayser e sua mulher, Monique. Durante a temporada de trufas, o ponto alto da sublime sequência de pratos é uma versão salgada da sobremesa île fl ottante, feita de trufa negra e disposta sobre creme de cèpe. Route de l’Aéroport, 30128, tel. (33 4) 66 70 08 99.


CAFES


  1. GORDES
  •   Café Le Jardin  - Route Murs, 9072-1234 - A entrada é por uma loja, que vende todo tipo de produtos provençais. Nos fundos, as mesas ao ar livre têm vista para um vale de vinhedos e guarda-sóis para proteger os comensais. Tem ótimas saladas, com frutos do mar ou queijo de cabra, massas (que são mais raras do que se imagina por aqui) e pratos da cozinha local.

     2.  LOURMARIN
  • Le Café de la Fontaine - Place de la Fontaine, 9068-3696 - Serve carnes grelhadas, bons patês e saladas, além de um caprichado sorvete artesanal. O ambiente é retrô e muito bem decorado, mas é mais gostoso sentar nas mesas na calçada, numa bela curva de Lourmarin, de frente para uma fonte, como o nome já diz. À noite, tem música de DJs e clima de balada leve.
       

    3.  AIX-EN-PROVENCE
  • Chez Grand Mère - 11 Rue Isolette, 4253-3347 - O nome (Casa da Vovó) já dá uma pista do que pode ser encontrado aqui. O menu, de € 29, pode incluir a especialidade da casa, o daube du boeuf, uma carne cozida na panela com legumes e vinho. Para o jantar, é bom fazer reserva.

 MAIS DICAS  ( Fonte: Vestidadenoiva.com )

  • L’Epuisette - Em Marseille.  "O restaurante mais lindo que já fui.  Um restaurante rodeado pelo mar mediterrâneo."


  •      L´Estellan: quase em frente ao Le Mas des Etoiles na aldeia Les Imberts em Gordes. É um restaurante familiar. O chef é o dono do lugar, a mulher dele trabalha lá e os filhos atendem às mesas. As sobremesas são memoráveis. Também tem estrelinha do Michelin e é muito simpático, apesar de mais formal. Bem espaçoso. Tem um menu maior, disponível na internet. Indicado por vários sites;


                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário