domingo, 28 de março de 2010

PROVENCE- LUGARES INCRÍVEIS

PROVENCE - QUE LUGAR É ESSE?

  Campos de Lavanda
                                          São a cara desse recanto da França.
Melhores lugares para vê-las:
- Aldeia de Sault, um lugarejo a 766 m de altitude, que guarda marcas de sua fundação, no século 12. Sault tem até um festival em homenagem à lavanda, realizado em agosto

- Para levar pra casa uma foto perfeita, dessas de virar pôster: ir a Apt, cidadezinha das mais desenvolvidas da região do Luberon. Apt sozinha produz 20% de toda a lavanda da França. Melhor época para ver os campos floridos: junho, julho ou, no máximo, agosto, quando rola a colheita e a destilagem para a transformação das flores em essências e sachês. E pra fazer a tal foto perfeita? Vale pegar o caminho preciso: vá até a vila de Gordes e rode mais cinco minutos desde o centro pela estrada D-177. Pronto: Abadia Notre-Dame de Sénanque. É um mosteiro de 1148, de monges cistercienses. A arquitetura de pedra é sóbria, mas a comissão de frente é invejável: fileiras alinhadíssimas de lavanda.


LUBERON


A cadeia de montanhas de Luberon é outro grande destaque na paisagem natural. Entre campos floridos e montes verdes e dourados, ela esconde aldeias minúsculas, que parecem perdidas no tempo.



AIX - EN - PROVENCE

PAUL CÉZANNE


 O ateliê de Cézanne, em Aix-en-Provence, sua cidade natal, está aberto à visitação. Além de ser uma casa bem simpática, tem móveis e objetos pintados por ele. 9, avenue Paul Cézanne, 13090, Aix-en-Provence, tel. (33 4) 42 21 06 53.

SAINTE VICTOIRE

Muito retratada nas pinturas de Cézanne, a montanha Saint Victoire, em Aix-en-Provence, tem uma trilha acessível a pé e por carro. A subida é compensada por uma vista incrível. Se não quiser ir ao topo, já vale olhar a montanha de longe: o contraste de sua base, de argila quase vermelha, com seu topo, de calcário branco, é lindo.



LES BAUX DE PROVENCE




No topo de um platô, com casas esculpidas entre as rochas, Les Baux é uma visão inesquecível. A grande atração dessa cidade medieval é o castelo de pedras no alto da vila.


Les Baux de Provence: Cathedrale d´Images




Este é o melhor programa pago de toda a Provence Dentro desse espaço de 4000m2 e com paredes de 12m de altura, há uma mostra diferente a cada ano. A entrada da pedreira foi fechada para que lá dentro a escuridão fosse total. A apresentação começa e reinicia a cada 30 ou 40 minutos, sempre ao som de boa música erudita, mas você passa facilmente 2 horas lá dentro, vendo e revendo sempre impressionado com a beleza dessa idéia tão inusitada. 

ARLES




É a cidade mais romana da Provence. Foi fundada por Júlio César, em 46 a.C. As arenas e o imenso anfiteatro oval já valem o seu dia de passeio.











Aproveite para tomar algo no Café Van Gogh, que foi retratado pelo pintor holandês.












CASSIS


Onde fica: à beira do Mediterrâneo, entre Marseille e Toulon, o início oficial da Côte D’Azur
Distância de Aix-en-Provence: cerca de 50 km
Como ir: de carro, pela A-8, seguida da A-52 e da A-50. Pedágio: € 4,60 por trecho

  Cassis tem menos de 10 mil habitantes e é uma graça. Tem ruelas estreitas e um casario em tons pastéis.  Mas lindo mesmo é o seu pequeno porto, recheado de cafés com mesinhas ao ar livre de frente para a baía pipocada de veleiros.




O programa mais famoso de Cassis é o passeio de barco pelas calanques – praias pequeninas cavadas na costa, cercadas de enormes falésias brancas. A água é de um azul esverdeado digno de Caribe. A sensação que se tem é a de estar flutuando no barco, de tão transparente que a água é.


                                                           



                                                             RIO VERDON

Rio Verdon: forma um canyon de águas esverdeadas, produto do derretimento dos Alpes. Ao longo desse canyon, seguem duas lindas e pequenas estradas, a D71 e D952, uma de cada lado do Canyon e que estão igualmente marcadas em verde pelo Guia Michelin. Pode-se visitar no caminho entre St Paul de Vence e Moustiers- Ste Marie.







Nenhum comentário:

Postar um comentário